Bem Estar Social

DEPARTAMENTO DO BEM ESTAR SOCIAL

 

As fotos abaixo retratam algumas cenas da Confraternização das Voluntárias no encerramento anual das atividades do Departamento, em 08 de dezembro de 2015. 

 

 

A SEMP, POR INTERMÉDIO DO DEPARTAMENTO DO BEM ESTAR SOCIAL VEM, DE LONGA DATA, PRESTANDO ASSISTÊNCIA RESPONSÁVEL À POPULAÇÃO CARENTE DE CURITIBA E INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS DE OUTRAS LOCALIDADES.


NOSSO ATENDIMENTO, NA SEDE, DIRIGE-SE,UNICAMENTE, AO SEGMENTO FEMININO, ATINGINDO IDOSAS, GRÁVIDAS, NUTRIZES E MULHERES DE QUALQUER IDADE COM POUCA OU NENHUMA ESCOLARIDADE E CRIANÇAS DE ZERO A DOZE ANOS QUE ACOMPANHAM AS MÃES.


AS ATIVIDADES ENGLOBAM: ATENDIMENTO MÉDICO COM DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS, AULAS DE ALFABETIZAÇÃO, DE HIGIENE,DE ARTESANATO, DE CULINÁRIA, ALÉM DE PALESTRAS ENVOLVENDO TEMAS DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.


CADA ASSISTIDA, INSCRITA SEGUNDO CRITÉRIOS DE NECESSIDADE, RECEBE PONTOS, TANTO PELA ASSIDUIDADE QUANTO PELA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES. ESSES PONTOS, PERIODICAMENTE, SÃO CONVERTIDOS EM VALE PARA RECEBIMENTO DE MANTIMENTOS E ROUPAS USADAS. CADA UMA RECEBE DE ACORDO COM A PONTUAÇÃO QUE FEZ NO PERIODO.CASO FALTEM TRÊS VEZES, SEM JUSTA CAUSA, SÃO DESLIGADAS DO PROGRAMA. QUANTO ÀS GRÁVIDAS, AINDA RECEBEM ENXOVAL PARA OS NASCITUROS.


O OBJETIVO DA SEMP NÃO É PRATICAR ASSISTENCIALISMO, MAS CONVERTER, DE MODO DISCIPLINADO, OS PONTOS EM BENS, VALORIZANDO A ASSISTIDA, QUE SE BENEFICIA DUPLAMENTE, POIS ADQUIRE CONHECIMENTO, QUE PODERÁ POR EM PRÁTICA NA CONQUISTA DE EMPREGO, E, PELO SEU EMPENHO, CONVERTE PERSEVERANÇA EM BENEFÍCIO DE SUA FAMÍLIA.


TEMOS PROCURADO SER CRITERIOSOS NA BUSCA DESTES OBJETIVOS.  ISTO IMPLICA EM NÃO FAZER DOAÇÃO NO PORTÃO PRINCIPAL DA SEMP, EVITANDO TUMULTO E DESORDEM, JÁ CONSTATADOS ANTERIORMENTE, ALÉM DE NÃO COLABORAR PARA O CRESCIMENTO DO SIMPLES ASSISTENCIALISMO, AQUELE QUE ALIMENTA O PROFISSIONAL DA MENDICÂNCIA, COM CONSEQUENTE OCIOSIDADE PERNICIOSA E DESESTÍMULO AO ESFORÇO PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL.


ASSIM AGINDO, ESTIMULAMOS QUEM FAZ POR MERECER, E, SEM CUMPLICIDADE, ESTAMOS SENDO JUSTOS E CARIDOSOS.


Obs.: As gestantes são aceitas para o programa de assistência a partir do 3° mês de gravidez e podem continuar, como nutrizes, até o sexto mês de amamentação; é exigido o acompanhamento concomitante pelo Posto de Saúde, comprovado pela apresentação da carteira de pré-natal e pela carteira de vacinação infantil. As alfabetizandas permanecem durante dois anos como assistidas, até completarem sua alfabetização.


Veja, ao final desta página, os vídeos com o encerramento das atividades do Departamento, a entrega dos kits da Campanha "FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ NESTE NATAL" e o almoço de Natal nos Asilos. Para ver as imagens da Confraternização das voluntárias do Departamento, ocorrida em 13 de dezembro, faça o download do arquivo, ao final desta página.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BAZAR E DO BRECHÓ:

- terças-feiras das 13h30 às 17h30 e das 19h às 20h; quintas-feiras das 13h30 às 17h30.

Acesse o download ao final desta página para ver a reportagem sobre a inauguração do BERÇÁRIO OLGA F. MARTINS.

Abaixo das fotos, faça o download dos arquivos.